Conceito.de
Conceito de

Calvário

A primeira acepção de “calvário” alude ao percurso que, marcado com altares ou cruzes, deve ser atravessado enquanto se reza em cada uma das suas estações para recordar o caminho de Jesus até ao monte onde foi crucificado.

calvário
O calvário é o local onde Jesus foi crucificado

Calvário deriva do latim calvarium embora a sua origem etimológica estivesse na expressão grega que se pode traduzir como “local da calavera”. A tradição cristã assinala que se tratava de um sítio localizado fora das muralhas da cidade de Jerusalém. A Bíblia indica que naquela colina Jesus carregou a sua cruz e foi crucificado.

Para honrar Jesus, há igrejas cristãs que têm espaços que representam as diversas etapas que percorreu o filho de Deus no seu caminho para a crucificação. Na cidade argentina de Tandil, que fica em Buenos Aires, existe um cerro conhecido como El Calvário onde se instalaram representações em pedra da Via Crucis (caminho da cruz).

Na linguagem coloquial, chama-se calvário a uma sucessão de problemas e conflitos que provocam preocupação, angústia ou dor. Por exemplo: “Isto é um calvário! Fiquei sem emprego, não sei como pagar a hipoteca e agora anunciaram que iriam aumentar as tarifas da eletricidade e da água”, “A minha vida tornou-se um calvário quando os meus pais faleceram”, “Com a ajuda da minha família afastei-me do calvário das drogas”.

Suponhamos que um casal resolve tirar uma semana de férias e organiza uma viagem até às Caraíbas. Devido ao mau tempo, os viajantes têm um voo cheio de turbulências que lhes causa imenso pânico. Ao chegarem ao aeroporto, descobrem que lhes roubaram as malas. Nos dias seguintes praticamente não conseguem desfrutar da praia por causa do tempo. Finalmente, ambos regressam a casa sentindo-se mal, afetados por uma doença tropical. Todas estas situações fazem que definam as suas férias como sendo um “calvário”.

Navegue pelo índice de temas.

O calvário e a morte de Jesus

O Calvário é um local histórico em Jerusalém que desempenhou um papel central na crucificação de Jesus Cristo, conforme descrito nos Evangelhos do Novo Testamento. De acordo com a tradição cristã, Jesus foi condenado à morte pelo governador romano da Judéia, Pôncio Pilatos, e levado para ser crucificado no Calvário, que era um local de execução fora das muralhas da cidade.

O termo “Calvário” possui o significado de “crânio”. Acredita-se que o local tenha recebido esse nome devido à semelhança da colina com um crânio humano. O Calvário é também conhecido como Gólgota, que tem o mesmo significado em aramaico.

Há várias teorias sobre a localização exata do Calvário, mas a maioria dos cristãos acredita que ele fica dentro da atual Cidade Velha de Jerusalém, na igreja do Santo Sepulcro. Essa igreja foi construída no século IV d.C. pelo imperador romano Constantino, que acreditava que havia identificado o local correto da crucificação.

Além da importância religiosa, o Calvário é um local turístico popular em Jerusalém e atrai visitantes de todo o mundo. Curiosamente, o Santo Sepulcro é compartilhado por várias denominações cristãs, incluindo a Igreja Católica Romana, a Igreja Ortodoxa Grega e a Igreja Armênia, que têm disputado a propriedade e o controle da igreja por séculos.

Cabe destacar que a morte de Jesus na cruz é um evento central da teologia cristã, vista como um sacrifício que expiou os pecados da humanidade e abriu o caminho para a salvação. Além disso, a crucificação e ressurreição de Jesus são consideradas evidências da natureza divina de Cristo e da sua vitória sobre o pecado e a morte. A história do Calvário, portanto, é uma parte crucial da narrativa cristã e tem um significado profundo para a fé e a prática cristãs.

Segundo local possível do calvário de Jesus

conceito de calvário
O calvário se trata de um local histórico em Jerusalém 

Há ainda um segundo local apontado para onde Jesus teria morrido, que foi o Calvário de Gordon.

O Calvário de Gordon ainda é um assunto muito discutido, pois seu possível local da crucificação de Cristo foi sugerido apenas há algumas décadas. De acordo com essa hipótese, a formação rochosa que se encontra ali se assemelha a um crânio humano, e corresponde a descrição bíblica do local.

No entanto, não há qualquer registro histórico que aponte esse lugar como sendo o lugar do calvário. Por isso, ainda não existe uma certeza quanto sua veracidade. Por enquanto, o primeiro local sugerido (igreja do Santo Sepulcro) ainda é o mais aceito pela comunidade científica, mas a questão ainda é motivo de discussão.

Citação

Equipe editorial de Conceito.de. (19 de Janeiro de 2017). Atualizado em 22 de Fevereiro de 2023. Calvário - O que é, conceito e definição. Conceito.de. https://conceito.de/calvario