Conceito.de
Conceito de

Sobrenatural

Sobrenatural é um termo que deriva do vocábulo latino supernaturālis. Trata-se de um adjectivo que qualifica aquilo cujas características ou propriedades transcendem os limites da natureza.

Noutros termos, o que é sobrenatural escapa às leis naturais. Por exemplo: um ser humano pode caminhar, correr ou saltar, mas não voar. Se um filme apresentar um homem a voar, estará a incluir uma componente sobrenatural na sua proposta. Que uma pessoa voe excede a capacidade natural da espécie.

Conta-se que a palavra “sobrenatural” foi usada pela primeira vez entre os anos de 1520 e 1530. E outra explicação para ele seria definir tudo aquilo que é contrário ao que é natural, ou aquilo que acontece fora de sua ordem natural, fenômenos que ultrapassam as leis naturais.

E isso também pode estar ligado a religião e ao ocultismo, por exemplo, com acontecimentos que tem suas causas atribuídas a forças desconhecidas.

O sobrenatural é frequente nas obras de ficção, seja no cinema, na literatura ou noutras artes. Qualquer proposta que inclua questões como mortos que revivem (isto é, mortos-vivos), pessoas que conseguem correr a uma velocidade de 400 quilômetros por hora, animais que falam ou viagens no tempo, só para citar apenas algumas possibilidades, terão componentes sobrenaturais.

Em outras palavras, algo que é sobrenatural está acima do que é natural. São fatos que os seres humanos não conseguem explicar sua existência.

O poder divinatório, a magia, as conversas com mortos e as maldições são outros exemplos de ações ou atividades sobrenaturais: não existe nenhuma demonstração científica que avale/comprove a sua veracidade. Para algumas pessoas, no entanto, o paranormal não é a mesma coisa que o sobrenatural, pois associam o paranormal ao inexplicável segundo os conhecimentos científicos atuais, mas que é imanente à natureza.

No âmbito da religião, os fiéis creem em ações sobrenaturais mais conhecidas como milagres. Para os crentes, Deus atua sobre o mundo natural (físico), permitindo que se produza o sobrenatural. A Bíblia indica, neste sentido, que Jesus multiplicou uns poucos peixes e pães para alimentar milhares de homens, algo que não é fisicamente possível e em que só acredita com base na fé.

Assim, em algumas denominações cristãs, acredita-se que as obras feitas por Deus sejam coisas sobrenaturais, uma vez que o ser humano não as consegue explicar.

Também para muitos dos cristãos, a fé é algo sobrenatural, pois a sua atuação não pode ser explicada. Assim, ela transcende a natureza humana.

Há ainda quem acredite que a fé pode se dividir em duas: a fé natural e a fé sobrenatural. No caso da fé natural, ela consiste na fé que compreende o mundo físico. Já a fé sobrenatural é aquela que tem foco no mundo espiritual. A fé sobrenatural é aquela fé onde se tem convicção de coisas as quais não se podem ver.

Por fim, Sobrenatural (em inglês, Supernatural) também é o nome de uma série norte-americana.

Uma outra série famosa que também apostava no sobrenatural era The Files X (ou “Arquivo X” no Brasil). Similar a Sobrenatural, a série apresentava episódios com histórias apresentando temas sobre alienígenas, seres monstruosos, poderes psíquicos, entre outros. Em suma, ambas as series abordam sobre temas com foco no paranormal.

Citação

Equipe editorial de Conceito.de. (25 de Setembro de 2014). Atualizado em 1 de Setembro de 2020. Sobrenatural - O que é, conceito e definição. Conceito.de. https://conceito.de/sobrenatural