Conceito.de
Conceito de

Redenção

Redenção, do latim redemptio, é o nome dado para o resgate do ser humano por meio de Jesus Cristo. Com a redenção se repara um erro ou se redimi, tal como se faz uma retratação, concedendo libertação e perdão.

redenção
A redenção é o resgate do ser humano por meio de Jesus

Na redenção, a pessoa é, simbolicamente, resgatada do cativeiro, se livrando do castigo do inferno.

Há ainda a expressão sem redenção, que é usada no coloquial a fim de designar quando algo não tem jeito ou é inevitável.

Também há o uso do termo redenção no sentido figurado a fim de descrever a ajuda que pode livrar alguém de uma situação perigosa.

A redenção no cristianismo

De acordo com a bíblia, a redenção é alcançada por meio de Jesus Cristo, o qual realizou o sacrifício, dando sua vida, a fim de redimir os pecados da humanidade. E com isso Jesus foi capaz de resgatar as pessoas, concedendo para elas o perdão dos pecados, justiça e também o acesso a vida eterna.

Crê-se que Jesus Cristo seria o único caminho para a salvação do ser humano e para a redenção dos pecados.

Na bíblia está escrito que todas as pessoas pecaram e necessitam da glória de Deus. E a redenção concedida por Jesus trouxe libertação, pois por meio dela o ser humano foi justificado pela graça de Deus, através dessa redenção que existe em Jesus (conforme escrito em Romanos 3:23 a 24).

O tema de Deus redimindo o povo de Israel da servidão é frequente nas escrituras. Com assiduidade, isso surge para lembrar ao povo da bondade do Senhor para libertar os filhos de Israel do cativeiro do Egito. Mas ocorre ainda com o objetivo de ensiná-los que existiria outra redenção para Israel, a qual seria ainda mais expressiva.

Os privilégios da redenção de Jesus

Os privilégios relativos à redenção incluem:

  • Vida eterna (conforme descrito em Apocalipse 5:9-10);
  • Também o perdão dos pecados;
  • Liberdade da maldição que é o pecado (e isso é descrito em Gálatas 3:13);
  • Justiça (segundo descrito em Romanos 5:17);
  • Libertação da escravidão que proporciona o pecado (isso se pode ver em 1 Pedro 1:14-18);
  • Paz com Deus;
  • E também a habitação do Espírito Santo na vida de quem segue os ensinamentos de Jesus (segundo o que é relatado em 1 Coríntios 6:19-20).

Ser redimido, desse modo, é ser perdoado, justificado, abençoado, justificado, livre e também reconciliado.

Uma curiosidade é que nas leis de Israel, o “redentor” (chamado de goêl) vem para o auxílio de seu parente quando ele, em virtude de algum problema financeiro, foi forçado a vender sua propriedade ou a si mesmo, perdendo, desse modo, de acordo com a lei judaica, a liberdade ou a propriedade (se pode entender mais sobre isso em Levítico 25:25).

Doutrina da redenção

É chamada de doutrina de redenção esse processo que Deus realizou para redimir os seres humanos por meio da vida, morte e ressureição de Jesus Cristo. Desse modo, essa doutrina mostra que se removeram os obstáculos que haviam entre Deus e os homens e a oferta que é feita para participação desses homens na vida com Deus.

O conceito para outras religiões

conceito de redenção
A redenção existe em muitas outras religiões além do cristianismo

Em outras religiões, há conceitos similares sobre libertação dos males e do sofrimento através da redenção. No islamismo, por exemplo, mesmo que não haja o conceito de pecado original, existe a crença na salvação, qual antecipa que a redenção é obtida por meio da fé e da submissão a Deus, garantindo a libertação espiritual.

Devido a crerem na vida depois da morte e no Dia do Juízo, os muçulmanos têm incentivos para viverem uma vida moral e piedosa. Os mesmos buscam a redenção por meio do arrependimento pelos seus pecados e também por meio da prática das boas ações.

Já no hinduísmo, o “moksha” ou também “mukti” designa a libertação do ciclo de renascimentos. Se trata de uma realização espiritual que vai além das limitações terrenas, o que possibilita então a união com o divino.

O budismo, por conseguinte, apresenta a libertação do mundo das aparências (maya) por meio de um esforço pessoal através de um caminho com oito etapas.

Tal caminho do budismo compreende o desenvolvimento de características como é o caso do perfeito entendimento, da perfeita intenção, perfeita fala, perfeita conduta, também perfeito esforço, perfeita ocupação, perfeita contemplação e perfeita concentração, direcionando até a iluminação e libertação do sofrimento.

Redenção (filme)

Redenção é ainda o título de um filme norte-americano lançado em 2011, o qual é estrelado por Gerard Butler. Ali é contada a história de um ex-traficante e motoqueiro chamado Sam Childers, que agora dedica a sua vida para proteger e resgatar crianças no Sudão que são levadas para se tornarem soldados.

Com isso, ele deixa sua vida de lado e segue rumo a essa jornada de libertação, onde não medirá esforços para proteger essas crianças. O filme, do gênero drama e ação, é dirigido por Marc Forster.

Citação

SOUSA, Priscila. (24 de Janeiro de 2024). Redenção - O que é, conceito e definição. Conceito.de. https://conceito.de/redencao