Conceito.de
Conceito de

Eternidade

Eternidade é um conceito da filosofia que designa o que não possui fim ou a inexistência do tempo. Ainda pode remeter ao que transcende o tempo, posto que não pode ser medido por ele.

eternidade
O conceito de eternidade designa aquilo que não possui começo e nem fim

A eternidade é um termo que surge com bastante frequência no âmbito das religiões, onde se diz que uma pessoa pode alcançar a vida eterna por meio da salvação, por exemplo. De acordo com a bíblia, por exemplo, a eternidade se trata de uma vida sem fim.

É comum que as pessoas ainda usem o termo eternidade como forma de expressar intensidade em algo, por exemplo:

  • O meu amor por você seguirá além da eternidade;
  • Já tem uma eternidade que estamos aqui esperando o médico chegar;
  • Ela nos fez aguardar uma eternidade por uma passagem aérea;
  • Parece que faz uma eternidade que não como nada, então decidi preparar algo agora.

Para a filósofa política Hannah Arendt, a imortalidade se tratara da continuidade no tempo, sendo a vida sem morte na Terra, do modo como foi dada, de acordo com o consenso grego, para a natureza e para os deuses do Olimpo.

Diferença entre eternidade e infinito

Quando se fala em eternidade, é comum que algumas pessoas confundam o termo com infinito, mas se tratam de elementos distintos.

Enquanto a eternidade designa o que não possui começo e nem fim, o infinito remete ao que possui um começo, porém não possui um fim. Um exemplo seria no caso dos números, os quais possuem um começo, contudo, não possuem um fim, sendo infinitos.

Eternidade e Deus

Nas muitas tradições religiosas, Deus é tido como alguém que é eterno. Isso quer dizer que Deus existe fora do tempo, sendo inalterado por ele. Desse modo, Deus já existiria desde sempre, não tendo o mesmo um começo e nem mesmo um fim, mas ele próprio sendo o começo e o fim de tudo.

Tal concepção de Deus como eterno se encontra presente nas religiões abraâmicas, como é o caso do cristianismo, do judaísmo e também do islamismo, onde Deus é aceito como o criador do universo e, desse modo, sendo um transcendente ao tempo e espaço.

Reencarnação e ciclo da vida

A reencarnação se trata de uma crença presente em diversas tradições religiosas e espirituais. A mesma implica que o espírito (que muitos confundem com alma) de uma pessoa passa por diversas vidas sucessivas.

Esse ciclo que compreende nascimento, morte e renascimento é tido como algo eterno, posto que não possui fim até que a alma chegue num estado que seria de perfeição espiritual ou de iluminação.

Eternidade na filosofia

A ideia de eternidade costuma ser bastante explorada na filosofia ao longo dos séculos. Filósofos, como é o caso de Santo Agostinho e Tomás de Aquino, tendo influências da tradição cristã, debateram sobre a eternidade como sendo uma característica divina, uma realidade onde Deus existira fora do tempo e da contingência. Isso traz ainda questões profundas a respeito da relação entre Deus e o mundo finito onde as pessoas habitam.

A filosofia oriental também trata da eternidade de modos distintos.

O budismo, por exemplo, aborda sobre a ideia de samsara, que é um ciclo infinito de reencarnações, onde as pessoas estariam presas até que consigam conquistar a iluminação e, então, possam fugir de tal ciclo. Tal concepção da eternidade se encontra mais próxima de uma repetição infinita do que estaria de uma existência atemporal.

Eternidade no contexto da moral e ética

O conceito de eternidade ainda possui implicações morais e éticas.

Nesse aspecto, o ato de acreditar que há um pós-vida que será eterno, havendo recompensas ou também punições segundo as ações em vida, se trata de um elemento central em diversas religiões. Isso é algo que traz algumas questões profundas a respeito da responsabilidade moral e da justiça num contexto eterno, onde as ações das pessoas podem possuir consequências infinitas.

O ato de eternizar

conceito de eternidade
Eternizar é tornar algo eterno

Há ainda um termo derivado de eternidade que é eternizar. Esse termo, por sua vez, designa o ato de tornar algo ou alguém eterno, em outras palavras, fazer com que algo perdure por tempo indefinido, sem fim.

Quando alguém decide eternizar algo, então essa pessoa estaria perpetuando ou mesmo imortalizando algo. É comum, por exemplo, que as pessoas eternizem lembranças, tirem fotografias para eternizar momentos ou, ainda, transforme objetos que um dia usaram em objetos decorativos para eternizar momentos ou mesmo pessoas (ainda mais se essa pessoa já partiu).

Desse modo, eternizar seria imortalizar algo de modo que ele siga a existir ou seja lembrado para sempre.

Eternizar tem relação com o ato de tornar algo atemporal, de maneira que sua importância ou existência não estaria limitada pelo tempo e nem mesmo pelo passar das gerações. E esse ato de eternizar costuma ser aplicado em diferentes áreas e contextos, tais como: cultura, arte, memória, história, também nos relacionamentos, etc.

Citação

SOUSA, Priscila. (21 de Setembro de 2023). Eternidade - O que é, na filosofia, conceito e definição. Conceito.de. https://conceito.de/eternidade