Conceito.de
Conceito de

Eucaristia

eucaristia
A eucaristia é um rito da igreja católica

Eucaristia é um ritual ou celebração que acontece na igreja católica. O objetivo dele, que é classificado como um sacramento central, é lembrar a morte a ressurreição de Jesus Cristo.

A eucaristia remonta à última ceia que Jesus Cristo realizou com seus discípulos, onde Ele estabeleceu o rito sagrado do pão e do vinho como sendo o seu corpo e sangue, respectivamente.

Por meio do chamado de ritual da transubstanciação, há a crença de que o pão e o vinho se convertem realmente no corpo e no sangue de Jesus no altar na consagração. O altar, ponto central da liturgia, é o lugar sagrado onde tal milagre ocorre.

A eucaristia se trata de um momento de profunda comunhão com Cristo e os fiéis, representando a unidade da Igreja.

O sacerdote, sendo ali o representante de Cristo, é quem lidera essa cerimônia, qual se trata de um dos pontos altos na liturgia católica. E apenas os sacerdotes ordenados poderão presidir à eucaristia e realizar a consagração do pão e do vinho, a fim de que se convertam no corpo e sangue de Jesus.

Receber a comunhão na eucaristia é considerado como um ato de intensa reverência e fé. Ali os crentes se convertem um com Cristo e com os demais, gerando força para a sua relação com Deus e com a comunidade cristã.

Mas no protestantismo é comum que esse rito se denomine de santa ceia. E a diferença é que nela é um pastor quem realiza a celebração e os membros devem ser todos batizados nas águas (por imersão) para que façam parte.

Se tem pouco tempo, veja o índice ou o resumo com os pontos-chave.

Figuras importantes nesse rito

Na eucaristia, há muitas figuras envolvidas além do sacerdote. Há, por exemplo, os leitores, ofertantes, etc. E todos ali possuem um papel ativo nesse rito. A liturgia da palavra inclui a declaração das escrituras, havendo sem seguida as preces pela humanidade.

Quando acontece a apresentação das oferendas, então os fiéis trazem o pão e o vinho. Diz-se que o Santo Tomás dá ênfase para que o pão ali seja de trigo e o vinho da videira, desse modo, o sacramento não deverá ser feito nenhum outro tipo de pão ou vinho. E o vinho é ainda misturado com um pouco de água, que se converterá em vinho, sendo essa água uma representação das pessoas que incorporam a Jesus.

O santo Tomás, nas suas catequeses, esclarece que é errado dizer que o corpo de Jesus não está realmente presente no sacramento, mas somente de maneira simbólica. Conta-se que foi Cristo quem afirmou que a sua carne seria verdadeiramente comida, e o seu sangue é verdadeiramente bebido.

O que é o sacramento

Para uma melhor compreensão do conceito de eucaristia, é importante entender o que é um sacramento.

Sacramento é um rito religioso ou uma cerimônia tida como sagrada e com significado espiritual em muitas tradições religiosas, em especial no Cristianismo.

Na teologia cristã, os sacramentos são comumente caracterizados como meios através dos quais a graça divina é passa para os fiéis. Eles são tidos como sinais fundamentais da graça de Deus, que auxiliam os crentes a crescerem na sua e desenvolverem ainda mais a sua relação com Deus e com os demais membros de uma comunidade cristã.

Um exemplo é o rito do sacramento do Batismo, o qual se trata do fundamento da vida de fé. Ali conta-se que Deus realiza nos seus seguidores a graça em prol da purificação do pecado original, os tornando membros da Igreja.

Há ainda outros tipos de sacramentos como: a confirmação, penitência, unção dos enfermos, matrimônio, eucaristia, etc.

Sacramento da eucaristia

conceito de eucaristia
Para participar da eucaristia, é preciso que a pessoa livre de pecados graves

O chamado de sacramento da eucaristia conclui a iniciação cristã, ou seja, os que receberam o batismo e a confirmação e, logo, se tornaram membros da Igreja, estando em Cristo pelo Seu Espírito, poderão, através da eucaristia, participar no próprio sacrifício de Jesus, ao lado da comunidade dos fiéis.

Eucaristia e penitencia

A eucaristia, na tradição católica, seria como um prelúdio da glória dos céus, pois é caracterizada como um memorial da paixão, morte e da ressurreição de Jesus. Nela, os fiéis têm acesso a abundantes bênçãos e graças celestiais.

Mas para participar do sacramento, que é tido como sagrado, é preciso que a pessoa esteja em estado de graça, em outras palavras, livre de pecados que sejam graves. A eucaristia é considerada como um verdadeiro tesouro para a Igreja, mas a recepção dela requer que haja uma preparação espiritual apropriada.

Aqueles que, de maneira consciente, cometeram pecados graves são aconselhados a não se aproximarem da eucaristia, ao menos não até que esses tenham buscado o chamado de sacramento da penitência (que é a realização da confissão dos pecados), onde seriam absolvidos dos seus pecados através do sacerdote.

Isso demonstra a essencialidade da pureza espiritual e reconciliação com Deus e com a comunidade antes que se receba esse que é um sacramento considerado tão sagrado.

Citação

SOUSA, Priscila. (10 de Abril de 2024). Eucaristia - O que é, conceito e definição. Conceito.de. https://conceito.de/eucaristia